Blog


Massagem e o Pós Operatório


Vocês pediram e a gente atendeu! 😊

Selecionamos algumas informações superimportantes sobre o período do pós-operatório, afinal, o momento que sucede uma cirurgia requer atenções redobradas para que a recuperação do paciente seja rápida e eficaz. Além disso, uma cirurgia bem-sucedida depende também dos cuidados que vêm depois dela.

Na fase do pós-operatório imediato, que corresponde às primeiras 24horas após o término de uma cirurgia, nosso organismo precisa lidar com uma série de desafios. O local da cirurgia pode passar por um processo inflamatório decorrente da intervenção operatória, o que pode causar:

                - concentração de gases

                - excesso de líquidos

                - hematomas

                - aumento de toxinas no corpo

                - dores e desconforto

Mas a massagem pode ajudar! A Drenagem Linfática manual favorece a eliminação de substâncias acumuladas na linfa localizada ao redor do local que passou pela cirurgia, proporcionando redução de edemas (inchaços).

Isso ocorre porque as manobras estimulam a circulação sanguínea, o que facilita a oxigenação e a nutrição dos tecidos, minimizando, inclusive, hematomas. Com o processo inflamatório minimizado, a dor no local é amenizada e o processo de cicatrização é acelerado!

Além disso, é fundamental durante o processo do pós-operatório:

                - manter uma boa alimentação

                - repousar

                - seguir os cuidados indicados pelo médico.

Importante: sempre consulte o seu médico antes de realizar a massagem! wink