Massagem e Medicina


Conheça o novo protocolo: Babymoon


Massagem e medicina por Renata França

Renata França, criadora da massagem mais desejada pelos famosos, entrevista para a J.P médicos e especialistas, abordando os benefícios da massagem na saúde das pessoas

DR. José Bento - CRM 28269 

José Bento formou-se em medicina nos anos 1980 e há quase quatro décadas se dedica à ginecologia e à obstetrícia

Renata França: Quando decidiu que dedicaria sua vida à ginecologia e especialmente  à obstetrícia? José Bento: Quando fiz o primeiro parto, ainda na faculdade de medicina. Quando vi aquele bebê nascendo, não tive dúvida de que era o que queria fazer pelo resto da vida.

RF: Na sua trajetória, o senhor tem se deparado com muitas mulheres que não conseguem engravidar. O que caracteriza uma mulher como infértil? JB: A dificuldade de engravidar. Se ela tem até 30 anos, a gente espera um ano pela gravidez. Se ela tem acima de 30, a espera cai para seis meses. Se nesse tempo ela não conseguiu engravidar, começamos a procurar a causa.

RF: Hoje, qual é a maior causa de infertilidade? JB: São várias, mas a endometriose é a principal. Cerca de 15% das mulheres têm a doença.

RF: Quais são os benefícios da massagem para a mulher que quer engravidar? JB: São inúmeros, como a melhora da circulação sanguínea, diminuição do inchaço, redução da dor em membros inferiores e uma melhor drenagem da linfa – aquele líquido orgânico que circula nos vasos linfáticos. A massagem também diminui o estresse e causa bem-estar. Isso ocorre porque ela aumenta a endorfina, que é o hormônio responsável por nosso bem-estar.

RF: Que outros benefícios a massagem proporciona à saúde de quem está em processo de fertilização? JB: Ela diminui o nível do hormônio cortisol (responsável pelo estresse), reduz os níveis de glicose e de insulina, contribuindo para o equilíbrio dos hormônios femininos e, portanto, beneficiando a ovulação, e ainda aumenta os níveis de oxitocina.

RF: Nos últimos meses, o senhor e eu nos dedicamos à criação de um protocolo específico para quem quer engravidar. Conta para nossas leitoras como foi esse processo. JB: Esse trabalho de profunda pesquisa foi incrível, pois com ele nasceu a Babymoon. Acredito que seja a primeira massagem focada especificamente para a mulher que quer engravidar. Trata-se de mais uma aliada para minha paciente.