NO YOUTUBE
- Home
- Encontre sua Terapeuta
- Verifique se sua terapeuta é habilitada
- Renata França
- Tratamentos
- Massagem e Medicina
- Fique por Dentro
- Nossa loja
- Cursos


Massagem e Medicina
Benefícios à saúde de quem está em processo de fertilização
Massagem e medicina por Renata França
Renata França, criadora da massagem mais desejada pelos famosos, entrevista para a J.P médicos e especialistas, abordando os benefícios da massagem na saúde das pessoas
DR. José Bento - CRM 28269
José Bento formou-se em medicina nos anos 1980 e há quase quatro décadas se dedica à ginecologia e à obstetrícia
Renata França: Quando decidiu que dedicaria sua vida à ginecologia e especialmente à obstetrícia? José Bento: Quando fiz o primeiro parto, ainda na faculdade de medicina. Quando vi aquele bebê nascendo, não tive dúvida de que era o que queria fazer pelo resto da vida.
RF: Na sua trajetória, o senhor tem se deparado com muitas mulheres que não conseguem engravidar. O que caracteriza uma mulher como infértil? JB: A dificuldade de engravidar. Se ela tem até 30 anos, a gente espera um ano pela gravidez. Se ela tem acima de 30, a espera cai para seis meses. Se nesse tempo ela não conseguiu engravidar, começamos a procurar a causa.
RF: Hoje, qual é a maior causa de infertilidade? JB: São várias, mas a endometriose é a principal. Cerca de 15% das mulheres têm a doença.
RF: Quais são os benefícios da massagem para a mulher que quer engravidar? JB: São inúmeros, como a melhora da circulação sanguínea, diminuição do inchaço, redução da dor em membros inferiores e uma melhor drenagem da linfa – aquele líquido orgânico que circula nos vasos linfáticos. A massagem também diminui o estresse e causa bem-estar. Isso ocorre porque ela aumenta a endorfina, que é o hormônio responsável por nosso bem-estar.
RF: Que outros benefícios a massagem proporciona à saúde de quem está em processo de fertilização? JB: Ela diminui o nível do hormônio cortisol (responsável pelo estresse), reduz os níveis de glicose e de insulina, contribuindo para o equilíbrio dos hormônios femininos e, portanto, beneficiando a ovulação, e ainda aumenta os níveis de oxitocina.
RF: Nos últimos meses, o senhor e eu nos dedicamos à criação de um protocolo específico para quem quer engravidar. Conta para nossas leitoras como foi esse processo. JB: Esse trabalho de profunda pesquisa foi incrível, pois com ele nasceu a Babymoon. Acredito que seja a primeira massagem focada especificamente para a mulher que quer engravidar. Trata-se de mais uma aliada para minha paciente.